domingo, 7 de junho de 2009

O professor como mediador no processo ensino-aprendizagem

Com a globalização e o avanço tecnológico nos dias atuais, considerando que os alunos estão tendo acesso a essas novas tecnologias: computador, vídeo, acesso a internet, sites, eles mantém-se informados e com isso vão acumulando conhecimento sobre a sua àrea de interesse. Faz-se necessário portanto que o professor não se prenda apenas em métodos tradicionais de ensino, mas que ele inove na sua prática pedagógica em sala de aula ou fora dela, para acompanhar o desenvolvimento do aluno e apropriação do conhecimento de uma forma alegre, reflexiva e compartilhada.
Há vários instrumentos que o professor pode utilizar para
inovar a sua aula: a Pedagogia de Projetos com pesquisas através da internet que podem trazer dados,imagens, resumos.
As tecnologias combinam o presencial e o virtual , desenvolvendo a intuição, a flexibilidade mental, a adaptação a ritmos diferenciados de aprendizagem dos alunos.
Toda escola deve construir o seu Projeto Pedagógico com a participação dos pais, professores, alunos, direção, funcionários e coordenação pedagógica, visando a melhoria da qualidade do ensino, o acesso e a permanência dos alunos , a melhoria do ìndice de aprovação, formando cidadãos críticos, capazes de transformar o meio em que vivem.
O professor deve planejar atividades significativas para o aluno, ele tem que saber o que está fazendo e porquê, o papel do professor é o de mediador da culltura e facilitador do processo ensino aprendizagem, é o de orientar as ações e de criar condições para o desenvolvimento do projeto e das aprendizagens a eles associados.
É importante educar para o uso mais participativos das tecnologias para facilitar a aprendizagem e a evolução dos alunos e o professor tem um papel fundamental nesse processo, deve procurar estabelecer uma relação bem próxima do aluno, conhecer as suas necessidades, interesses e percpectivas futuras para que ele tenha sucesso pedagógico.

0 comentários:


Free Blogger Templates by Isnaini Dot Com and Flowers and Decors. Powered by Blogger